
Fim da piracema nos rios Brasileiros
Pesca amadora nos rios brasileiros está liberada desde o dia 1o
Terminou no domingo, dia 28, o período de proibição da pesca devido à piracema nos rios brasileiros. Desde segunda-feira, dia 01, os pescadores estão aptos para pescar, amadora e profissionalmente.
Isso não isenta o pescador de respeitar a legislação regional. O pescador deve respeitar a cota máxima e o tamanho do pescado permitido de acordo com a bacia correspondente da pescaria. Esses dados podem ser consultados no portal (Mu, põe o LINK aqui).
A licença para pesca amadora é obrigatória para quem for utilizar molinete ou carretilha. Para pesca embarcada, o valor é de R$ 60, desembarcada R$ 20. O pagamento da taxa é anual, deve ser renovada a cada 12 meses da data da última renovação. (Link para o site do IBAMA).
A pesca ficou fechada desde novembro. A piracema é assegura pela Lei n° 7.679, de 23 de novembro de 1988, para garantir a reprodução e a preservação das espécies de água doce. Durante esse período, fica proibido pescar para respeitar a fragilidade, porque os peixes se descuidam de suas estratégias de proteção e tornam-se mais vulneráveis para pescadores. As migrações de centenas de quilômetros os deixa cansados e frágeis, por isso podem ser capturados em grandes quantidades, motivo esse da necessidade de proibir as atividades pesqueiras nesse período.