segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

No Paraná, pesca de robalo-flexa e robalo-peva fica proibida entre novembro e dezembro

A pesca de robalos-flexa e robalos-peva está proibida no litoral paraense, entre os meses de novembro e dezembro. Segundo Rasca Rodrigues, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a resolução é definitiva. Ele participou do encerramento do IX Rally Náutico em Pontal do Sul neste final de semana e afirmou que a campanha para proteção da espécie é uma parceria com os pescadores amadores e com os Iate Clubes do Litoral.

Segundo reportagem do portal ABN NEWS: De acordo com a resolução número 060/ 2009 da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, até o dia 31 de dezembro é permitida aos pescadores esportivos apenas a prática do pesque e solte. Isso se deve a constante diminuição da espécie e a sua importância para o meio aquático e para os pescadores. "É uma resolução inédita e que tem o objetivo de garantir a conservação da fauna aquática, mantendo-a em equilíbrio e assegurando a abundância destas espécies na região litorânea", afirmou o secretário Rasca Rodrigues. "E, por conseqüência, a medida também colabora com o desenvolvimento do turismo de pesca esportiva sustentável".

REGRAS - A partir de janeiro e até outubro do mesmo ano, poderão ser capturados até sete exemplares por pescadores esportivos, amadores ou praticantes da pesca subaquática. Sempre devem ser observados os tamanhos e pesos mínimos permitidos para cada espécie.

A nova regulamentação diz que cada pescador esportivo ou de pesca subaquática poderá capturar e transportar apenas um único exemplar da espécie com medidas excedentes ao tamanho máximo permitido - assim como as cotas dos rios do interior do Brasil, como exemplar (ex.: 10 kg mais um exemplar).

O pescador esportivo Gustavo Todeschini disse, no local: "O pescador não mata o animal. Isso serve para mostrar para todos que irão acompanhar campeonatos, pescarias e torneios que existe como se divertir pescando e soltando o peixe, um dos grandes prazeres da pesca", conta.


Segundo o portal ABN NEWS: Uma campanha foi criada especialmente pela Sema e Governo do Estado para divulgar a resolução 060/09, referente à pesca de robalo no litoral: "O robalo e seus amigos avisam: pesca irregular é a maior roubada". Com esta chamada a campanha traz ainda, informações sobre os crimes ambientais subaquáticos e o valor da suas multas.

Os folhetos da campanha serão distribuídos nas praias. Eles também servirão como um guia para os pescadores locais e esportivos. Inclui informações sobre as técnicas mais usadas na pesca desse almejado peixe. Além disso, todos os pescadores podem requisitar uma régua oficial adesiva para ser colada nos barcos com o intuito medir se o peixe está dentro do tamanho permitido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario.