segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Linhas para pesca

Monofilamento

Sem dúvida alguma, é a mais usada. Principalmente, pelos pescadores iniciantes e pescadores profissionais, em linhadas de mão, varas de bambu, ou mesmo em molinetes e carretilhas.


A linha é fabricada através da matéria prima principal, o Nylon desde a 2ª guerra mundial, usando aditivos e calor para adquirir forma e características desejadas.


Entre seus benefícios, podemos citar o seu baixíssimo custo, a diversidade de cores, durezas e a elasticidade (desejável em muitas situações).


A linha de monofilamento pode também ser utilizada com muita praticidade para a confecção de leaders, com grandes vantagens. O leader trançado é altamente versátil e muito resistente. É também uma linha de fácil manuseio e com características que permitem a realização de nós com facilidade e resistência.


Fluorcarbono

Teve seu uso comercial iniciado por volta de 1996, foi aplicada na pesca do atum, por ser um elemento que virtualmente desaparece na água azul. Sua matéria prima é o polivynilidene fluoride e seu processo de fabricação é semelhante ao da linha de monofilamento.

Como seu índice de refração da luz é semelhante ao da água, ela praticamente desaparece, sendo uma linha muito interessante para a pesca, principalmente para peixes com visão apurada.
Uma outra grande vantagem é a baixa elasticidade, próxima de zero, proporcionando uma fisgada forte e rápida.

Mas, como nem tudo é perfeito, é uma linha que guarda a chamada "memória", que em determinadas situações, pode atrapalhar em muito arremessos e trabalhos com iscas artificiais.
Uma outra grande desvantagem é o seu alto custo, principalmente, se a compararmos com a linha de monofilamento.

Em algumas situações, o fluorcarbono é utilizado como linha principal, como na pesca do Black bass. Não deixe para carregar seu carretel no dia da pescaria, pois a alta capacidade de memória desta linha prejudicará os trabalhos com as iscas. Faça dias antes para que a mesma se acomode no carretel.

Multifilamento

Por algum tempo, foi chamada de superlinha. São compostas de vários fios finos de Dacron, Spectra ou Dyneema, fibras sintéticas muito fortes.

Sua maior vantagem é a alta resistência em diâmetros menores, quando comparamos com o monofilamento (até 4x menores). Isso pode ajudar bastante em melhores e mais longos arremessos quando pescamos com molinetes ou carretilhas. Ou maior capacidade de linha nos carretéis, vantagem desejada para a pescaria de grandes profundidades.

Outra ótima vantagem é a sua durabilidade. Se bem cuidada, a linha pode durar até 3 anos no carretel, depende muito do uso e do pescador.

Podemos citar ainda, a memória e a elasticidade nulos, que são muito desejáveis em situações corriqueiras de pescaria, como arremessos de iscas artificiais e fisgadas firmes para peixes de boca dura, como dourados, cachorras e traíras.

Há também algumas desvantagens, uma delas em relação ao preço. Mas se contarmos a sua durabilidade, é possível analisarmos esse aspecto por uma ótica diferente.

Outra desvantagem: esta linha tem pouca resistência abrasiva, que a torna vulnerável à estruturas, pedras, cracas, entre outros. Muitas vezes, necessitamos utilizar um leader de monofilamento ou fluorcarbono.

Há ainda o risco de a utilizarmos com as mãos molhadas (ou mesmo secas). Manuseá-las é sempre perigoso, pois facilmente, podemos nos cortar com o seu baixo diâmetro e pouca elasticidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario.